Primeira experiência de co-docência com a turma S12 - Introdução a Caixinha Misteriosa
Nesta primeira aula em que o Residente participou observou-se fatos importantes relacionadas a esta turma: entendeu-se que a turma é regida também pela professora Sheila de Educação Física, professora Dalma de Tecnomídias e professora Eliana de artes. Também foi identificado que a professora Flávia, regente principal da turma, busca já neste momento orientar pais e crianças para que busquem as atividades no espaço do Classroom. A professora Deise é responsável pela outra turma de primeiro ano, desta forma as atividades são pensadas pelas professoras para as duas turmas.
Frente ao IMENSO risco de contágio pela COVID19, as aulas ainda permanecem acontecendo de modo virtual e este encontro ocorreu via google meet. Reforço a importância de pensar de forma ao bem coletivo, uma vez que a COVID19 MATA. Neste encontro a professora passa a orientar os alunos em como abrir e fechar o microfone, para que assim a aula ocorra de forma adequada. Nesta aula o residente é apresentado pela professora titular como "PROFE CRIS" o que demonstra o importante espaço de igualdade junto a professora no contexto da aula. Esta fala da professora dita desta forma, colocando o residente como também "PROFESSOR", demonstra o vínculo de confiança que a professora possui com o mesmo, e a responsabilidade do mesmo em COMPREENDER SEU LUGAR DE RESIDENTE dentro do processo de alfabetização destas crianças. Fica claro aqui, que o objetivo do residente não é tomar espaço da professora, mas ser parceiro na construção de conhecimento desta turma.
A professora Flávia inicia a aula com um "jogo da memória virtual" construído no aplicativo PowerPoint ( a imagem não foi possível adicionar visto os direitos autorais). A professora da aula, com o auxílio do residente traz inicialmente todas as "cartas" viradas com apenas a letra inicial do nome de cada professora em sua parte superior e um número. A ideia é que os alunos procurem associar as letras aos nomes das professoras e suas imagens.
Ao final a professora, com o auxílio do residente mais uma vez, faz um jogo da "Caixa Misteriosa". Neste jogo os alunos precisam adivinhar o que há dentro de uma caixa que a professora trouxe, dizendo aos alunos a letra inicial do que está dentro dela e dando algumas dicas. Seu objetivo é que as crianças passem a associar as letras às palavras.
Comentários
Postar um comentário