Reunião de pais e professores com Professora Flávia
Aqui o objetivo da reunião era tranquilizar pais de alunos sobre as questões que envolvem o contexto de aulas remotas. Foi trazido que todos os professores e residentes têm interesse no aprendizado das crianças, bem como os pais também buscam o mesmo objetivo.
Nesta reunião o residente pode conhecer um pouco mais os pais dos alunos, o que foi de muita importância, uma vez que os trabalhos em casa estavam sendo observados pelos pais das crianças.
A professora Flávia trata da importância da experiências das crianças em contextos não educacionais (em casa), principalmente no contexto de COVID19, deixando claro que para que as crianças de fato aprendessem era necessário um trabalho coletivo entre escola e pais. Para tal, Flávia apresenta estudos que comprovam sua fala. Flávia diz que o que se espera neste momento para os alunos é a construção do sistema alfabético de escrita. Neste momento estamos imbuídos em ensinar o código escrito para as crianças e para tal a criança precisará de repetição, exercícios que se repetem de formas variadas. Ainda trata que é preciso ensinar a letra, o som e a combinação destas. Após, foco na alfabetização: a decodificação do código alfabético: letramento.
Flávia trata das múltiplas metodologias utilizadas - método direto, explícito e sistemático, explicando que as melhores estratégias de cada método são utilizadas.
Flávia foca no método incidental de aprendizagem sugerindo aos pais que em casa seja realizado:
- A leitura de livros com os pais;
- Dar acesso à jornais e revistas para as crianças em casa;
- Ler com a criança;
- Encontrar estratégias de leitura para a criança - por exemplo ler debaixo das cobertas com uma lanterna, buscando transformar o momento em uma experiência;
- A aprendizagem deve ser entendida como um momento de prazer;
- Dar acesso e pedir ajuda às crianças a escrever bilhetes, receitas, listas de mercado, etc...
Flávia lembra que as crianças da turma estão num processo individual e reforçou com ênfase a importância de permitir a criança fazer e errar.
Flávia apresenta então as motivações que levaram o projeto da professora Natália a aplicar um teste às crianças. Pais se mostraram preocupados e curiosos sobre o resultado deste teste. Flávia então explica que tais testes foram utilizados para avaliar como as crianças entendem o que lêem. Pelo teste a maioria das crianças se mostrou no estágio pré-silábico e poucos no estágio silábico. O objetivo é que as crianças cheguem ao estágio alfabético ao fim do ano letivo. Alguns itens importantes que Flávia frisou:
- Deixar os alunos entenderem sozinhos o mundo que o cerca e as matérias, os apoiando mas jamais dando as respostas;
- Fornecer em casa ao aluno um alfabeto de apoio, de fácil acesso a esse;
- Chamar a atenção dos alunos entre as semelhanças e diferenças entre as palavras;
- Sugere aos pais que busquem informações sobre o projeto de empréstimos de livros da biblioteca e o trabalho de contação de histórias que o espaço oferece.
Também é informado aos pais o processo que vai ser a utilização do caderno pelos estudantes.
De forma geral os pais se mostram interessados em cooperar.
O diretor da escola orienta aos pais como entrar no aplicativo EDUCARS, o qual é o espaço fornecido pelo governo do estado para que seja o elo entre pais e professores. Depois explica o funcionamento do Classroom.
Após, foi oferecido um espaço ao residente que tratou da importância do afeto na aprendizagem e como os pais agora mais que em nenhum outro momento são necessários.
Os pais elogiam a organização da escola, da professora e do residente.
Depois da reunião ficamos conversando eu, profe Flávia e o diretor da escola onde discutidos as dificuldades de alguns alunos em não ter acesso a internet, celular e alguns até mesmo passando por dificuldades para se alimentar frente a pandemia. Diante desta conversa observamos a importância de que os planejamentos cheguem a todos, sem elitismo.
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