Reunião Orientativa Estágio/Residência Pedagógica

 


O tema dessa reunião foi basicamente o TERROR que os estagiários sentem frente a necessidade de voltar a sala de aula frente a iminência de pegar Covid19 e morrer. A importância de professores serem vacinados também foi citada. Para contextualizar foi colocado em pauta a seguinte matéria: 

MORTE DE PROFESSORAS ESTADUAIS

Frases importantes ditas pelas professoras orientadoras na reunião, que estão completamente de acordo com a lógica e a preservação da vida dos estagiários/residentes: 

"Ainda é um perigo voltar"

"Não tem como manter distanciamento com crianças tão pequenas"

"Somos humanos, não somos máquinas"

De forma geral, estagiários e professoras se mostraram MUITO PREOCUPADOS. Eu mesmo posso relatar que voltar à realidade presencial sem vacina é uma condenação à morte. 

Fica decido que diante das limitações e comorbidades de residentes, entraremos em acordo com a escola para que possamos fazer nosso trabalho da maneira mais segura. 

----

Após este momento foram discutidos:

- Registro de horas 

- Ficha de avaliação

- Como fazer a análise da realidade da escola de maneira adequada

- Como elaborar planejamentos

- Datas limites 

-----

Dessa forma uso espaço para transcrever algumas falas de Freire em prol da luta pelo direito de não morrer na atividade de docência : 

“Se o meu compromisso é realmente com o homem concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou instrumentando para melhor lutar por esta causa” (2007, p. 22). 

FREIRE, P. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. 


"A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seus direito de ser" (2004, p.39)

FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

PRECISAMOS DE VACINAS PARA RESIDENTES E PROFESSORES. Somente assim estaremos seguros. Quaisquer imposições do Estado para que professores retornem às aulas sem vacinas é uma tentativa de genocídio. 



Comentários

Postagens mais visitadas